sexta-feira, 31 de julho de 2009

Mídia, consumo e cidadania.

Qual a relação entre eles? Como evitar o consumo exagerado? Essas e outras questões foram discutidas em uma oficina do VI Fórum Brasileiro de Educação Ambiental. Começamos com um bom exercício de relaxamento e também de transmissão de energia antes de começarmos a discutir esses temas.

Primeiramente foram chamadas três pessoas e cada uma delas tinha que convencer os outros participantes a entrarem em seu grupo inventando algum projeto ambiental e fazer com que seu projeto fosse o mais atrativo e interessante. Todas as apresentações foram ótimas fazendo com que os grupos ficassem equilibrados.

O primeiro desafio dos grupos era o seguinte: identificar quais “armas” que a mídia usa para vender seu produto. Depois de algum tempo de discussão saudável e produtiva (coisa rara hoje em dia xD) havia chegado a hora de cada grupo apresentar suas ideias, e com o final das apresentações todos perceberam que os três grupos tinham pensado quase as mesmas coisas, como imagem, crédito, moda, novidade, etc.

Depois com os mesmos grupos foi feita a construção de uma Mandala de consumo consciente. Cada grupo tinha alguns pedaços de papel e o objetivo era escrever em cada um alguma forma de reduzir o consumo de recursos naturais. Terminamos com o mesmo exercício de relaxamento e transmissão de energia e assim todos saíram relaxados, cheios de energia positiva e com maior consciência ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário