quinta-feira, 21 de maio de 2009

Circuitos Educadores SocioAmbientais - Formação

Sejam bem vindos!

Iniciamos nesta terça-feira, no Bosque dos Jequitibás, o espaço de formação de educadores-guias para os Circuitos Educadores que acontecerão nos dias 6 e 7 de junho em comemoração à Semana do Meio Ambiente, a Semeia.

Os presentes neste primeiro encontro iniciaram uma breve apresentação, onde se identificaram e propuseram os locais de maior facilidade para o trabalho, em geral aquele onde moram, trabalham, tem algum tipo de relação ou gostam do lugar por alguma razão.

Esta ligação com o local a qual vivemos e interagimos é ponto fundamental nesta prática, pois só assim podemos sentir o que cada bairro, cada parque ou cada rua realmente significa na vida de cada um.


Ao mesmo tempo que cada lugar têm sua própria cara, seu próprio jeito, chega a ser muito diferente dos outros bairros, das outras regiões. Isso caracteriza as cidades como local de múltiplas realidades e como cada atividade realizada em um lugar, seja ela boa ou ruim, refletirá nos outros próximos, a cidade também é interdependente.

É senso-comum as pessoas ainda tratarem as questões ambientais de forma separada das questões sociais. Os participantes conversaram a respeito destes temas e sentado em uma grande roda colocaram seus pontos de vista a respeito de cada uma das linhas, a ambiental e a social.


Foram discutidos alguns aspectos tão comuns à nossa sociedade como os lixões e todos os seus impactos ao ambiente, à vida das pessoas e a causa da produção do lixo: o consumismo. Nosso modo de vida, a violência, o respeito ao próximo, o trabalho e chegou-se a uma conclusão inegável: o social e o ambiental estão intimamente ligados e agora juntos formam o socioambiental.

Não podia ser esquecido o papel e o poder da educação neste processo todo. Mas não uma educação onde o professor passa aos alunos o conhecimento e sim uma educação que vai além da multiplicação, do treinamento e se torna uma ferramenta transformadora da realidade. Para isso precisa-se “educar e educar-se” trocando conhecimentos, já que neste processo “os conhecimentos se completam e transformam o saber em saber mais”, nas palavras do educador Paulo Freire.

Os participantes se dividiram nos grupos que irão fazer os circuitos para se ter uma idéia do que será feito e como será feito em cada local. A caminhada que deve durar de uma hora a uma hora e meia será um misto de observações, percepções, trocas de experiências e de saberes, sessões de fotografias e vídeos e, portanto, muito aprendizado. Os grupos devem se encontrar novamente dias 26 e 30 de maio para finalizar os preparativos.

Postado por Wagner C. da Luz, com foto de Cida Cardoso


Nenhum comentário:

Postar um comentário