sábado, 23 de maio de 2009

Coeduca e Prefeitura de Campinas: educadores socioambientais

A preocupação com os problemas socioambientais está envolvendo a cidade de Campinas de maneira coletiva. Este fato pode ser comprovado com o expressivo número de pessoas interessadas em participar dos Circuitos Educadores Socioambientais promovidos pelo Coletivo Educadores Ambiental de Campinas - COEDUCA e Prefeitura Municipal de Campinas, que se propuseram construir e realizar estes circuitos na Semana do Meio Ambiente – SEMEIA 2009.

Nos dias 6 e 7 de junho de 2009, determinados locais da cidade (Mata Santa Genebra, Parque das Águas, Ribeirão Anhumas, Fazenda Santa Elisa e Bosque dos Jequitibás) terão educadores-guias para interagir de forma dinâmica com os visitantes de cada local. A proposta do circuito educador é, ao fazer uma caminhada nas áreas do entorno destes locais, ouvir o que as pessoas sentem em relação ao ambiente e proporcionar diálogos transformadores.

No dia 20/05/2009 aconteceu o primeiro encontro de preparação para os Circuitos Educadores. O educador ambiental Sandro Tonso do Centro Superior de Educação Tecnológica - CESET/Unicamp, falou sobre a importância da troca de saberes interagindo com os educadores, abordando o que é “ambiental” e o que é “social” e a relação entre os dois termos, que na visão do COEDUCA, o Ambiental e o Social estão totalmente interligados fortalecendo o termo “socioambiental”.

As pessoas estão inseridas no ambiente, e elas, pessoas, são os atores que interagem, assim sendo, não se pode separar ambiental do social. O termo socioambiental está “definido” nos objetivos do COEDUCA para estes circuitos que são:

- Fazer com que a população de uma região/bairro conheça melhor seu próprio território de vivência, construindo um novo olhar para sua “casa”, a partir das conversas trazidas pelos educadores e pelos saberes que a própria população da região/bairro já tem.

- Propiciar momentos de troca de saberes, de conversas sobre as diversas realidades socioambientais de cada território, articulando um saber mais formal e técnico dos educadores-guias com os conhecimentos de cada pessoa que vai vivenciar o Circuito Educador.

- Perceber que a solução destas questões passa por uma visão coletiva e uma ação articulada entre diferentes atores sociais: governo, instituições públicas, empresas privadas e, prioritariamente, população organizada.

Educar enquanto estamos sendo educados são trocas que levam a um maior envolvimento de auto-estima fazendo com que percebamos que somos um ser ligados a essa natureza/ambiente e que agredir à ela é agredir a nós mesmo, porque fazemos parte da mesma matéria, a Vida.

Por: Dirce Fernandes Modesto.

Coletivo Educador Ambiental de Campinas

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