terça-feira, 19 de maio de 2009

Conheça mais sobre o Coeduca

O Coletivo Educador Ambiental de Campinas - COEDUCA - é um grupo aberto formado por pessoas e representantes de várias instituições governamentais e não-governamentais que se dedicam à formação de educadores ambientais no âmbito municipal.

Estes educadores por sua vez, tem o compromisso de formar novos educadores ambientais em seus bairros e regiões de atuação. Esse processo esta inserido na perspectiva de uma educação ambiental crítica, reflexiva, emancipatória, permanente, continuada e para a totalidade da população. Estas idéias, princípios de ação e bases conceituais se apóiam no ProFEA (Programa de Formação de Educadores Ambientais do Ministério do Meio Ambiente).

O COEDUCA já viabilizou a formação de 150 educadores ambientais em todas as regiões de Campinas – líderes comunitários, técnicos de instituições (públicas ou privadas), agentes de saúde, professores das redes de ensino, jovens ligados a movimentos sociais, entre outros.


Estes educadores ambientais se organizaram em Coletivos Locais de Ação Educativa Socioambiental, para viabilizar formação de outros educadores pelo município. Este processo foi apoiado pelo FNMA (Fudo Nacional do Meio Ambiente) através do Edital 05/2005.

A formação desses educadores ambientais partiu de uma proposta diferenciada e inovadora articulando, durante 18 meses (entre 2007 e 2008), diversos processos pedagógicos: oficinas, a vivência em projetos sócio-ambientais, participação em redes e coletivos locais, e a implementação de ações educativas em praças, bosques, museus e tantos outros locais do município que têm potencial para serem “espaços educadores”.

A partir de 2009, o Coeduca está em fase de apoio aos educadores ambientais formados neste processo, e de ampliação da ações educativas por eles desenvolvidas.

Quem participa hoje do Coeduca

O Coletivo é formado por diversas instituições que consideram que têm, no seu dia-a-dia , ações educativas sócio-ambientais. Atualmente, são elas: a Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP, a Prefeitura Municipal de Campinas (representada por diversos de seus órgãos, entre eles: Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sub-Prefeitura de Sousas, Guarda Municipal de Campinas, CEASA-Campinas, Fundação José Pedro de Oliveira - "Mata de Santa Genebra", Gaia Social - Grupo de Articulação Interdisciplinar à Aprendizagem, Movimento Sonha Barão, IPES - Instituto de Pesquisas Especiais para a Sociedade, Associação de Proteção Ambiental Jaguatibaia. Também há participantes que não estão ligados a instituições.

Como se trata de um processo de construção de uma rede de educadores ambientais é importante a participação de quem já faz educação ambiental no município para o apoio e integração das diversas atividades realizadas.

Quem pode ser participar do Coeduca

Qualquer instituição ou pessoa interessada na formação de educadores ambientais em Campinas pode aderir ao Coletivo COEDUCA. É possível ser um "parceiro de formação", que participa de reuniões ajudando diretamente no planejamento e coordenação das ações implementadas, ou " parceiro de apoio", oferecendo recursos e/ou condições para as ações do coletivo (recursos financeiros, materiais, logísticos, etc.).

Contato: coeducageral@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário