sexta-feira, 29 de maio de 2009

Semeia Campinas 2009 começa na próxima segunda

Palestras, debates, apresentação de filmes, documentários, exposições e atividades educativas e culturais marcam o início da Semeia Campinas 2009 (Semana do Meio Ambiente). A partir das 9h, as ações programadas conjuntamente entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Sanasa e organizações representantes da sociedade civil, começam a acontecer.

Uma delas é a palestra “Sustentabilidade e Inovação Social”, proferida às 9h pela professora da Unicamp Emília Rutkowisk, na Estação Guanabara. A outra atividade programada é o roteiro por cooperativas de reciclagem e aterros sanitários, proposto pelo Departamento de Limpeza Urbana (DLU) e denominado Lixotur.

No período de 1º a 7 de junho, haverá diversas atividades no distrito de Joaquim Egídio (entre elas a “Andando na Linha”); em Barão Geraldo (caminhadas e visitas monitoradas à Mata Santa Genebra); no Parque das Águas (Caminho das Águas); no Parque Ecológico (A Escola vai ao Parque); no Parque Portugal (Movimento da Lagoa); na base da Guarda Municipal no distrito de Sousas (palestra Meio Ambiente: Legislação Ambiental e a APA Campinas); no Bosque dos Jequitibás (Big Brother Bosque e Tenda do Saber) e, entre várias outras, exposições, shows musicais, brinquedoteca e seminários, na Estação Guanabara.

Mas um dos destaques, segundo a organização da Semeia Campinas, será a exposição itinerante A Mata Atlântica é Aqui, promovida pela Fundação SOS Mata Atlântica, formada por um caminhão totalmente adaptado para atividades de educação e sensibilização ambiental e consolidadas como prática de conscientização. Esta atividade ocorrerá das 13h às 21h dos dias 3, 4,5 e 6 de junho, no Parque Dom Pedro Shopping e das 10h às 16h do dia 7 de junho, no Parque Portugal.

Reflexão

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Paulo Sérgio Garcia de Oliveira, um dos aspectos mais positivos proporcionados pela Semeia Campinas é a oportunidade de discussão com a sociedade sobre questões ambientais que interferem na qualidade de vida.

"São atividades que convidam à reflexão sobre o mundo que queremos", assinala. Assim, a Semeia Campinas 2009 tem como proposta divulgar ações que promovam a sensibilização, conscientização e reflexão sobre os problemas relacionados ao meio ambiente e à proteção e conservação dos recursos naturais, sociais e culturais.

E o caminho para isso passa pela troca de conhecimentos e de experiências por meio de processo participativo e estreitamento entre as instituições públicas, universidades e sociedade civil, em busca da união de competências e estruturas já existentes que trabalham com educação ambiental.

Informações, acompanhamento das atividades e programação estão também disponíveis pelo site próprio da Semeia Campinas 2009, acessado no banner disponível no portal da Prefeitura. Por iniciativa do Coletivo de Educadores Ambientais (Coeduca), um grupo de estudantes produzirá textos sobre as atividades, num projeto de cobertura educomunicação. O material produzido poderá ser acessado no blog Coeduca na Semeia.

Publicado no site da Prefeitura Municipal de CampinasAgradecimentos à assessora de imprensa Maria do Carmo Pagani

Um comentário:

  1. Parabéns Débora e toda a equipe...um belíssimo trabalho...tenho certeza que passo a passo "reconstruiremos" um mundo melhor. O Meio Ambiente se recupera pouco a pouco...e poderemos "respirar" sem culpa.
    Sucesso na semana do Semeia 2009.
    Abraços

    ResponderExcluir