quarta-feira, 3 de junho de 2009

ATERRO DELTA-A







Hoje iniciamos as nossas atividades no DLU (Departamento de Limpeza Publica), fomos recebidos pelo Senhor José Custódio que apresentou aos alunos uma palestra sobre o funcionamento do Delta-A (Aterro Sanitário de Campinas), coleta seletiva do lixo. Seguimos para o Aterro Sanitário Delta-A, local para onde são destinadas cerca de 900 toneladas de lixo produzido diariamente em Campinas, Delta-A conta com uma Estação de Tratamento Biológico de chorume, liquido de alta carga poluidora,que causa sérios danos ao meio ambiente,com esse tipo de tratamento, realizado no próprio aterro reduzindo em 70% de liquido poluidor do chorume.
O chorume bruto (sem tratamento),passa por uma lagoa anaeróbia (sem oxigênio), percorre em seguida, duas lagoas aeróbias (com oxigênio), um decantador é um leito de secagem e após o tratamento, é lançado por meio de um emissário no corrego Piçarrão.
O único tipo de lixo que não vai para o aterro sanitário delta-A é o lixo reciclado, encaminhado para seis cooperativas de trabalhadores.
O Engenheiro Fábio Cardoso iniciou o trabalho da coleta seletiva em 1979, o Senhor José Gonçalo dos Santos nessa época era motorista, e acompanha o trabalho até hoje. Ele é instrutor e leva os alunos das escolas para visitas no Delta-A.




Participaram da atividade: Leonardo, David, Grazyelle.




Por: Aline Souza, Gislaine Alves, Matheus Gonçalves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário