segunda-feira, 1 de junho de 2009

Memórias sobre a Estação Guanabara



Um dos locais onde está sendo realizada a Semeia é o Centro Cultural de Inclusão e Integração Cultural - o Cis Guanabara. Para recordar (quem já conhece) e apresentar (para quem está chegando), esse centro cultural fica na antiga estação da Mogiana foi inaugurada em 1893 e desativada em 1974.
Entrevistamos a educadora ambiental e pedagoga Rosenilze Aparecida Degrossoli de Souza, que é professoa da Escola Estadual Telêmaco Paioli Melges, do bairro CDHU-San Martin, participante da cobertura da Semeia nesse blog. Confira:

"Tenho uma memória ligada à estação. Meu pai, Laurindo Degrossoli, trabalhava na estação há muitas décadas atrás. Eu vinha trazer marmita para ele quando era criança, com a minha mãe, Beralda Marta Menezes Degrossi; morava na Vila Nova, que não é tão distante do Guanabara, numa caminhada de mais ou menos 30 minutos.

Isso deveria ser na década de 1960. As ruas principais, como a avenida Brasil e a Barão de Itapura, já tinham asfalto. Mas havia ainda muitas ruas de terra. Haviam muito poucos carros na rua. No Timbó, lá no Guanabara, parávamos para tomar refrigerante, e era caro - para nós, uma grande novidade que não tomávamos todo dia.

Depois de muitos anos, já na década de 1980, eu sentava e chorava ao ver o prédio da estação. Uma referência da minha infância e juventude destruído. Mas depois desse impacto de ver tudo destruído, voltei para um seminário do Coeduca, quando o prédio foi restaurado. Veio um sentimento de pertencer a esse lugar... e coincidiu com um ciclo da minha vida, pois estava terminando a formação de educadora ambiental pelo Coletivo Educador de Campinas.

Hoje em dia as pessoas não se conversam mais, então se perde o vínculo com o passado, como era viver em Campinas, como eram as nossas casas. Nossa cidade está sendo apagada da memória das pessoas. Não é mais a cidade que eu nasci...

Essa cobertura está sendo interessante porque trazemos jovens alunos que não conhecem esse pedaço da história de Campinas. É muito importante que as pessoas que vivem, moram aqui, que saibam nossa história. A Estação Guanabara faz parte da Semeia.

Aproveitem o momento dessa semana e venham prestigiar a programação da Semana de Meio Ambiente que está sendo realizada aqui!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário