sábado, 27 de junho de 2009

Coeduca na Semeia 2009



Palestra de Plantas Medicinais

Esteve também na estação Guanabara a pesquisadora e palestrante Maria Consolacion Fernandez da Embrapa/DF que falou de plantas medicinais, interagiu com os ouvintes esclarecendo dúvidas e respondendo as perguntas sobre os tipos de plantas, suas origens e poder de cura. A palestrante Maria Consolacion informou que 80% da matéria prima são importadas e essa matéria prima poderia ser conseguida aqui no país, só não se consegue devido às barreiras existentes. Que aconteceram vários encontros e seminários para sair o Decreto Nº 5813, 22/06/2006 que aprova a política nacional de Planta medicinal e Fitoterápico. Comenta também que já se avançou um passo para o uso seguro das plantas, porque hoje, podem ser tratadas as diretrizes.
Com muito entusiasmo que contagiava os ouvintes falou de como é rico a sabedoria e percepção dos pajés que se curam com o saber que eles têm, falou do Projeto Farmácias vivas, Farmácia da terra, da interação com o meio ambiente e a diversidade, dos padrões que estão adoecendo a humanidade, da responsabilidade socioambiental, das hortas medicinais nas escolas e como estão os programas de plantas medicinais e fitos terapêuticos no SUS.
Devido à greve dos professores da rede municipal professores e crianças não compareceram a essa valiosa palestra. Fica a questão: “Se as crianças não conhecem, elas não se sensibilizarão”.


Dirce Fernandes Modesto
Coletivo Educador Ambiental de Campinas
Fotos Dirce Fernandes Modesto

Nenhum comentário:

Postar um comentário